Com um desempenho sublime sob as luzes em Sakhir, Charles Leclerc conquistou a sua primeira pole position na sua segunda corrida pela Ferrari.
Aos 21 anos e 166 dias, Leclerc é o segundo piloto mais jovem a conquistar uma pole position na história da Fórmula 1. O seu colega de equipa Sebastian Vettel mantém esse recorde, já que tinha 21 anos e 72 dias quando saiu da primeira posição para o Grande Prémio de Itália de 2008.
Leclerc é também o 33º e mais jovem piloto a alcançar uma pole position pela Ferrari. O monegasco ultrapassou o recorde de Jacky Ickx, que tinha 23 anos quando liderou a qualificação para o Grande Prémio da Alemanha de 1968.
Leclerc é o 99º piloto diferente na história da Fórmula 1 a obter uma pole position, alcançando esse feito na corrida número 999.
É ainda o primeiro piloto do Mónaco a sair da pole para um Grande Prémio, com o Principado a entrar na lista de apenas 21 países que viram um dos seus pilotos ser o mais rápido em qualificação.
Estatísticas e factos da qualificação
Com a pole de Leclerc e o segundo lugar de Vettel, a Ferrari iguala a Williams e a McLaren no maior número de dobradinhas obtidas em qualificação na história da Fórmula 1 (62).
Pela primeira vez em sete visitas ao Bahrain, Valtteri Bottas foi batido pelo seu colega de equipa em qualificação.
O quinto lugar na grelha representa o melhor resultado de Max Verstappen em qualificação no Bahrain. O piloto da Red Bull nunca tinha feito melhor do que sexto.
Pela primeira vez desde o Grande Prémio da Malásia de 2017, a McLaren entrou com dois carros no Q3. O sétimo lugar de Carlos Sainz representa a melhor qualificação da equipa desde que Alonso saiu dessa mesma posição no Mónaco em 2018.
Quinto na segunda sessão e sexto na terceira, Hulkenberg foi eliminado no Q1 pela primeira vez no Bahrain. O alemão partiu das oito primeiras posições nos últimos quatro anos em Sakhir.