Romain Grosjean foi penalizado com posições na grelha de partida para o Grande Prémio do Bahrain por ter bloqueado Lando Norris na qualificação.
Para além de descer três posições na grelha para a corrida de amanhã (cai de oitavo para 11º), o piloto da Haas recebeu um ponto na sua superlicença e viu o seu total subir para oito.
De acordo com os comissários da FIA presentes em Sakhir, Grosjean abrandou significativamente e condicionou a volta de Norris na última curva do Q1.
“O piloto do carro oito [Grosjean] afirmou que estava prestes a iniciar uma volta rápida quando foi ultrapassado pelo carro cinco [Vettel], tendo por isso abrandado significativamente para criar uma diferença”, lê-se no comunicado da FIA.
“Ele não foi avisado pela equipa da rápida aproximação do carro quatro [Norris], que estava numa volta rápida. A diferença de velocidade era de 136 km/h quando o carro quatro teve de evitar o contacto.”
“Os comissários aceitam que o piloto do carro oito não tenha intencionalmente tentado impedir, mas faz parte da responsabilidade do piloto estar atento quando roda a uma velocidade anormalmente lenta.”