A Federação Internacional do Automóvel introduziu uma nova regra para impedir que os pilotos bloqueiem a via das boxes durante as sessões de qualificação.
Recentemente, o órgão governativo do desporto impôs um tempo máximo para as voltas de entrada e de saída das boxes com o intuito de mitigar o problema do tráfego em pista.
No entanto, essa medida levou a que os pilotos abrandassem ou imobilizassem os seus carros na via das boxes numa tentativa de encontrar uma pista livre durante a volta de qualificação.
Max Verstappen, George Russell e Fernando Alonso foram investigados por terem parado os seus monolugares à saída da via das boxes e atrasado os seus rivais na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Cidade do México, mas não incorreram em qualquer penalização.
Antes do Grande Prémio de São Paulo, Niels Wittich, diretor de corrida da Fórmula 1, esclareceu que essa tática não será, de agora em diante, tolerada pelos comissários desportivos.
“De acordo com o artigo 33.4 dos Regulamentos Desportivos da Fórmula 1, os pilotos não estão autorizados a rodar desnecessariamente devagar, o que inclui parar um carro na via rápida da via das boxes”, lê-se na nota redigida por Wittich.
“Durante a sessão shootout e a qualificação, os pilotos podem criar um espaço entre as luzes de saída das boxes e a linha de Safety Car. Qualquer piloto que o deseje fazer deve conduzir o mais à esquerda possível para permitir que outros pilotos o ultrapassem pelo lado direito à saída das boxes.”