Pierre Gasly e Brendon Hartley irão utilizar novos componentes da unidade de potência da Honda depois dos problemas que afetaram a Toro Rosso na Austrália.
A parceria entre a Honda e a Toro Rosso até começou bem, com um STR12 a mostrar-se fiável nos testes de temporada, mas na Austrália problemas no motor do fabricante japonês causaram o abandono de Pierre Gasly.
Toyoharu Tanabe, diretor técnico do projeto da Honda na Fórmula 1, explicou que o motor de combustão interna no carro de Gasly ficou danificado devido a problemas no turbo e no MGU-H.
A Honda alterou o turbo e o MGU-H antes da corrida deste fim de semana para evitar uma repetição dos problemas da Austrália e irá instalar esses novos componentes por precaução.
Gasly também precisará de um novo motor de combustão interna para a segunda corrida do ano.
Na temporada de 2018 os pilotos podem usar apenas três motores de combustão interna, três MGU-H e três turbos. Isso significa que caso a Honda não consiga recuperar os componentes já substituídos, Gasly só está autorizado a realizar mais uma troca nas 20 corridas que restam se não quiser ser penalizado.
Hartley está na mesma posição se quiser substituir o MGU-H ou o turbo, mas ainda tem o motor de combustão interna utilizado em Melbourne.
“Substituir componentes para a segunda corrida é, obviamente, uma decisão difícil, dado que o número de unidades de potência e componentes está agora limitado a apenas três por época”, disse Tanabe.
“No entanto, acreditamos que este é o caminho certo e vamos continuar o desenvolvimento para assegurar que os problemas não se repetem.”