Kevin Magnussen foi penalizado com três posições na grelha de partida para a corrida de domingo por ter bloqueado Charles Leclerc durante a sessão de qualificação.
O piloto dinamarquês, que cometeu um erro na Curva 9 e regressou à pista na frente de Charles Leclerc na segunda fase da sessão, não cedeu a passagem ao monegasco da Ferrari até à Curva 16.
Magnussen qualificou-se no 13º lugar com o carro da Haas e arrancará, por isso, da 16ª posição para o Grande Prémio de domingo em Spa-Francorchamps.
“Magnussen saiu de pista na Curva 9 e entrou em contacto com o muro”, lê-se no relatório dos comissários desportivos. “Depois, regressou à pista e conduziu na linha seca.”
“Leclerc, que estava numa volta rápida, apanhou Magnussen, que não cedeu a posição até à Curva 16. Magnussen explicou que não sentiu que era seguro passar para a parte molhada para dar espaço a Leclerc, particularmente entre as Curvas 11 e 15.”
“Os comissários desportivos observaram que ele não recebeu qualquer aviso da sua equipa até Leclerc estar mesmo atrás dele na Curva 10. A equipa também lhe disse para acelerar, pois ele precisava de chegar à linha de meta para conseguir fazer mais uma volta.”