Charles Leclerc registou o segundo melhor tempo na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica e arrancará do primeiro lugar para a corrida de domingo.
O piloto monegasco beneficiou da penalização de cinco posições atribuída a Max Verstappen para ascender ao primeiro posto em Spa-Francorchamps.
Embora tenha estabelecido uma impressionante marca que lhe permitiu ser oito décimos de segundo mais rápido do que Leclerc em solo belga, Verstappen partirá de sexto para o Grande Prémio devido a uma sanção relacionada com a troca da caixa de velocidades do seu Red Bull.
Sergio Pérez terminou a sessão no terceiro lugar e partilhará, assim, a primeira linha da grelha com o Ferrari de Leclerc.
Depois de ter regressado às poles no passado fim de semana em Budapeste, Hamilton foi o quarto mais veloz na qualificação de Spa, o que significa que irá arrancar de terceiro.
Carlos Sainz ficou na quinta posição e à frente da dupla de pilotos da McLaren, com Oscar Piastri a superar o outro MCL60 de Lando Norris.
George Russell não foi além da oitava posição, diante dos Astons Martins de Fernando Alonso e Lance Stroll.
Numa segunda fase da sessão em que as condições da pista permitiram a utilização de pneus slicks nos derradeiros minutos, ficaram de fora o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Alpine de Pierre Gasly, o Haas de Kevin Magnussen, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o segundo A523 de Esteban Ocon, que saiu de pista na Curva 9.
O Williams de Alex Albon, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o outro FW45 de Logan Sargeant, o AlphaTauri de Daniel Ricciardo, que viu a sua melhor volta ser apagada pela direção de corrida, e o Haas de Nico Hulkenberg foram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica
