Helmut Marko, diretor da Red Bull, garante que James Key tem um contrato a cumprir com a Toro Rosso apesar do comunicado emitido pela McLaren onde era anunciada a contratação do engenheiro para o cargo de Diretor Técnico da equipa.
Sabe-se que Zak Brown, diretor da McLaren, estava em conversações com a Red Bull relativamente ao termos da contratação de James Key.
No momento em que os rumores começaram a circular na imprensa, a equipa de Woking optou por confirmar de imediato a finalização do acordo, mas a Red Bull defende que James Key terá de cumprir o seu atual contrato até ao fim.
“Ele tem um contrato a longo prazo com a Toro Rosso”, disse Helmut Marko. “Tivemos uma discussão o Zak e ao invés de virem falar connosco, fizeram um comunicado”.
“Portanto iremos manter-nos fiéis ao contrato e a McLaren terá de esperar bastante tempo.”
Marko parece estar decidido a fazer com que Key cumpra o seu contrato até ao final da temporada de 2020.
“Claro”, acrescentou o austríaco quando questionado sobre o cumprimento do contrato. “Porque é que temos contratos? Teremos de analisar toda a situação.”
“Como a McLaren está a fazer comunicados, teremos de olhar seriamente para a situação legal. Mas é certo que não o libertaremos mais cedo.”
Marko descartou também a hipótese de utilizar a situação para ter acesso a Lando Norris, já que o jovem piloto da McLaren estará livre dentro de alguns meses.
“É uma situação muito clara. Se eles não o colocarem na Fórmula 1 até ao final de Setembro, ele estará livre, não há nada para negociar.”