Adrian Newey afirma que necessita de uma pausa da Fórmula 1 e que não tem, por isso, quaisquer planos para o futuro.
O engenheiro britânico abandonará a estrutura da Red Bull no início de 2025 e, apesar das várias propostas que tem em cima da mesa, pretende afastar-se do desporto antes de tomar uma decisão em relação ao futuro.
“A Fórmula 1 é um desporto que nos consome tudo e eu já estou aqui há muito tempo”, disse Newey à Sky Sports em Miami.
“2021 foi um ano muito atarefado por causa da luta renhida com a Mercedes pelo campeonato e, ao mesmo tempo, por toda a investigação e desenvolvimento do RB18, que é o pai desta geração de carros.”
“Não sei, chegou uma altura em que achei, como disse o Forrest Gump, ‘estou a sentir-me um pouco cansado’.”
Questionado sobre há quanto tempo estava a pensar sobre a sua decisão, Newey acrescentou: “Há algum tempo, para ser honesto.”
“Penso que durante o inverno. E depois, à medida que os eventos foram acontecendo este ano, pensei: ‘Estou numa posição muito afortunada em que não preciso de trabalhar para viver.”
“Trabalho porque gosto e senti que agora é uma boa altura para me afastar, tirar umas férias e fazer um balanço da vida.”
“A Mandy, a minha esposa, e os meus cães, vamos provavelmente viajar. Talvez compremos uma autocaravana e viajemos por França simplesmente a desfrutar da vida.”
“Depois, talvez a certa altura, não sei quando, diga que chegou a hora da próxima aventura. Neste momento, não há um plano.”
Lewis Hamilton, que ingressará na Ferrari em 2025, admitiu em Miami que Newey está no topo da lista das pessoas com quem gostaria de trabalhar na Fórmula 1.
“Honestamente, é muito gentil da parte do Lewis dizer isso e estou muito lisonjeado”, acrescentou Newey.
“Mas, neste momento, é altura de fazer uma pequena pausa e ver o que acontece a seguir.”