Lewis Hamilton e Max Verstappen foram dois dos pilotos que criticaram a reduzida alocação de pneus que está a ser experimentada pela primeira vez este fim de semana.
Em Budapeste, por razões relacionadas com a sustentabilidade, cada piloto tem apenas 11 jogos de pneus à disposição – ao invés dos habituais 13.
O formato estipula ainda a utilização obrigatória de pneus duros na primeira fase da sessão de qualificação, médios na segunda e macios na terceira.
A redução da quantidade de pneus disponível levou a que algumas equipas utilizassem apenas um jogo por treino livre no dia de sexta-feira, situação que condicionou a rodagem e, consequentemente, o espetáculo para os fãs.
“Só tínhamos um pneu para utilizar nesta sessão”, disse Hamilton. “Não é uma mudança de formato muito boa que fizeram para este fim de semana, apenas significa que temos menos rodagem.”
“Não é ideal. É há muitos pneus de chuva que eles deitam fora após cada fim de semana. Muitos mesmo. Talvez eles devam olhar para isso ao invés de tirarem tempo em pista aos fãs.”
Verstappen, apenas 11° classificado no segundo treino livre, proferiu comentários semelhantes.
“Com este novo formato, estamos super limitados com os pneus que podemos utilizar”, afirmou o piloto da Red Bull. “Não os quisemos utilizar hoje.”
“É uma pena. Há tanta gente aqui e basicamente não rodamos muito, portanto teremos de ver o que podemos fazer para melhorar isso. Estamos literalmente apenas a poupar pneus, o que acho que não é o correto.”
Para Kevin Magnussen, a redução do número de sessões de treinos livres seria uma forma mais viável de limitar as emissões.
“Foi uma sexta-feira um pouco restrita com a situação dos pneus”, referiu o dinamarquês. “É o mesmo para todos.”
“Se é assim, também podem reduzir as sessões. Talvez ter apenas uma sessão de treinos ou duas.”