A Pirelli revelou a sua gama de pneus para a temporada de 2019 e confirmou que serão usadas apenas três cores ao invés das atuais sete.
Embora haja cinco ou seis diferentes tipos de pneus planeados para o próximo ano, a Pirelli trará apenas três para fim de semana de corrida.
Os três tipos de pneus variarão de corrida para corrida mas serão sempre designados por duro (branco), médio (amarelo) e macio (vermelho).
“Queríamos eliminar o arco-íris, tínhamos demasiadas cores e quisemos ficar com apenas três”, explicou Mario Isola, diretor de corrida da Pirelli.
Isola confirmou que as equipas e a imprensa saberão antecipadamente qual o composto que estará a ser usado para os duros, médios e macios em cada Grande Prémio.
Isso significa que palavras como ‘hipermacio’, ‘ultramacio’ e ‘supermacio’ deixarão de fazer parte do vocabulário da Fórmula 1, sendo substituídas por um código de letras ou números.
“A ideia é dar um número a cada composto”, acrescentou Isola. “Estamos a discutir isso porque os engenheiros preferem um sistema de letras. Mas basicamente teremos uma identificação clara de cada composto.”
“Se homologarmos cinco compostos, haverá o um, o dois, o três, o quatro e o cinco e daremos essa informação com antecedência para que se saiba que para uma certa corrida o duro é o número dois, o médio o três e o macio o quatro.”