Peter Bayer, CEO da RB, considera que Yuki Tsunoda irá despertar a atenção da Red Bull caso consiga dar continuidade ao seu atual nível de desempenho.
O piloto japonês impressionou na primeira metade da presente temporada e, embora tenha referido sentir-se preparado para o desafio de competir na Red Bull, assinou por mais um ano com a sua atual equipa.
“O próprio Helmut mencionou-o: em alemão diz-se que uma andorinha não faz uma primavera”, disse Bayer ao Motorsport.com. “O que isto significa é que se o Yuki continuar a correr a este nível de forma consistente, será considerado para um lugar na Red Bull Racing.”
“Essa é exatamente a nossa missão e a missão que nos foi dada pelos acionistas, e se isso significar que ele precisa de mais uma temporada ao lado de um Daniel muito forte, isso pode ser uma opção.”
“Também pode ser uma opção dizer que acreditamos que ele está pronto. Nesse caso, falaremos com o Liam [Lawson]. Não estamos com pressa, apesar de todas as pessoas pensarem que estamos, porque temos todas as opções nas nossas mãos.”
Laurent Mekies, diretor de equipa da RB, acredita que é natural que Tsunoda tenha a ambição de ser promovido à Red Bull.
“Esperam-se muitas coisas de um jovem entre o primeiro e o segundo ano, talvez entre o segundo e o terceiro ano”, afirmou Mekies. “Mas não se espera esse tipo de passo fenomenal entre o terceiro e o quarto ano, por isso, sim, ele está mais rápido.”
“Também está mais calmo, mais integrado na equipa e com um melhor feedback. Ele tem sido um ponto de referência na forma como sai da garagem na sexta-feira e consegue estar lá desde a primeira volta.”
“O Yuki é um piloto da Red Bull. Ele tem de ter a ambição de pilotar para a Red Bull Racing. Se ele não tiver isso, algo está errado.”
“Espero e confio que ele queira, acima de tudo, conduzir aquele carro para ganhar corridas. Também tentamos ajudá-lo a desenvolver-se nesse sentido. É isso que está em causa.”