O finlandês Kalle Rovanperä surpreendeu ao anunciar que abandonará o Mundial de Ralis para perseguir uma carreira nas pistas. Em 2026, o bicampeão do mundo de ralis fará a sua estreia no campeonato Super Fórmula.
Rovanperä, o mais jovem de sempre campeão do mundo de ralis, lançou esta quinta-feira um comunicado em que confirma o adeus à modalidade.
O piloto de 25 anos manter-se-á nas fileiras da Toyota, mas para enfrentar um desafio totalmente diferente.
Em 2026, Rovanperä ingressará no competitivo campeonato Super Fórmula com o apoio do construtor nipónico.
Rovanperä estreou-se nas pistas em 2024 ao alinhar no campeonato Porsche Carrera Benelux, tendo também testado um carro de Fórmula 1 da Red Bull no final dessa temporada.
No comunicado em que anunciou a sua decisão, Rovanperä referiu que tinha como objetivo “os níveis mais elevados das corridas de circuito”.
Questionado pelo Dirtfish sobre se o seu objetivo final é a Fórmula 1 ou o Mundial de Resistência, Rovanperä respondeu: “Bem, obviamente, nesta altura, apenas conheço os meus planos para os próximos anos. Sei que vamos para a Super Fórmula e, depois disso, vamos trabalhar para a próxima categoria, que seria a Fórmula 2, e veremos como tudo corre.”
“Não posso dizer-vos agora qual será o meu objetivo final. Já vos disse que é o nível mais elevado. A Fórmula 1 é o nível mais elevado, mas é óbvio que há muitos campeonatos e eventos interessantes nas corridas de circuito.”
“Se me perguntares se um dia quero correr em Le Mans? Com certeza. Se tiver oportunidade, quero ir a Le Mans e quero fazer todas estas grandes corridas. Por isso, sim, há muitas possibilidades.”