George Russell será forçado a recuar três posições na grelha de partida para o Grande Prémio da Grã-Bretanha por ter sido considerado responsável pela colisão com Carlos Sainz na primeira volta da qualificação sprint.
O piloto britânico, que tinha alcançado o nono lugar na primeira corrida sprint da história da Fórmula 1, arrancará agora da 12ª posição para a prova de domingo em Silverstone.
Russell não evitou uma colisão com o Ferrari de Sainz na volta de abertura da qualificação sprint após ter bloqueado os travões do seu Williams à entrada para a Curva 6.
Sainz, relegado para a 18ª posição na sequência do incidente, acabou por recuperar até 11º.
“Os carros 63 [Russell] e 55 [Sainz] aproximaram-se da Curva 6 com o carro 63 no interior, no meio da pista, e o carro 55 no exterior”, lê-se no comunicado dos comissários desportivos.
“O carro 63 bloqueou brevemente os travões dianteiros e depois subvirou para o limite da pista à saída da curva e colidiu com o carro 55, que foi forçado a sair do circuito e a entrar na relva. O carro 63 é considerado culpado pelo incidente.”
Russell recebeu ainda um ponto de penalização na sua licença e soma agora sete ao longo dos últimos 12 meses.
A dramatic moment from Saturday’s F1 Sprint as @GeorgeRussell63 and @Carlossainz55 collide 💥#BritishGP 🇬🇧 #F1Sprint pic.twitter.com/pgJ05MsIBf
— Formula 1 (@F1) July 17, 2021