Pole position, liderança em todas as voltas e vitória na corrida: Max Verstappen dominou por completo o fim de semana do Grande Prémio de Espanha e está cada vez mais confortável no topo do campeonato.
O piloto neerlandês, que também tinha sido o mais veloz em todas as três sessões de treinos livres em Barcelona, arrancou da primeira posição com o composto médio da Pirelli e rapidamente construiu uma diferença significativa para o Ferrari de Carlos Sainz.
Efetuando duas passagens pelas boxes numa corrida isenta de incidentes e abandonos, Verstappen cruzou a linha de meta isolado para garantir a 40ª vitória da sua carreira e a quinta da temporada.
Atrás do neerlandês, a batalha pelo segundo lugar perdeu um protagonista logo nas primeiras curvas da corrida, quando Lando Norris, terceiro na grelha de partida, colidiu com a traseira do Mercedes de Lewis Hamilton e danificou a asa dianteira do seu McLaren.
Com um Ferrari SF23 novamente menos competitivo em corrida do que em qualificação, Sainz não conseguiu manter o segundo lugar que ocupava na grelha e caiu para trás de Hamilton aquando das primeiras paragens nas boxes.
Daí em diante, o heptacampeão do mundo realizou uma corrida solitária para garantir o segundo posto e igualar o seu melhor resultado da temporada.
No degrau mais baixo do pódio terminou o outro Mercedes de George Russell, que protagonizou uma notável recuperação após ter arrancado apenas da 12ª posição em solo catalão.
O britânico esteve envolvido numa batalha com o Red Bull de Sergio Pérez, com quem tinha partilhado a sexta linha da grelha, e viu a bandeira de xadrez com apenas dois segundos de vantagem sobre o mexicano.
Sainz fechou a corrida de casa num amargo quinto lugar, ao passo que Lance Stroll, que chegou a rodar em terceiro na fase inicial da corrida, levou o Aston Martin ao sexto posto.
Depois de uma sessão de qualificação atribulada em que não foi além de nono, Fernando Alonso recuperou até sétimo, tendo concluído a corrida imediatamente atrás do seu colega de equipa.
Esteban Ocon caiu dois lugares face à sua posição de partida e foi oitavo classificado, enquanto o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o outro Alpine de Pierre Gasly encerraram os lugares pontuáveis.
Charles Leclerc arrancou da via das boxes após ter sido penúltimo na sessão de qualificação e não conseguiu amealhar qualquer ponto, acabando a corrida no 11º lugar.
Classificação do Grande Prémio de Espanha