Max Verstappen venceu a corrida sprint do Grande Prémio da Bélgica na frente do McLaren de Oscar Piastri e do Alpine de Pierre Gasly.
O aparecimento da chuva numa altura em que os carros já se encontravam na grelha de partida levou a direção de corrida a adiar o arranque para a corrida sprint em Spa-Fracorchamps.
Cerca de 30 minutos após a hora originalmente definida para a partida, a corrida iniciou-se atrás do Safety Car, que se manteria em pista durante cinco voltas – situação que reduziu a distância da prova de 15 para 11 voltas.
Assim que o Safety Car saiu da frente do pelotão, todas as equipas chamaram um dos seus carros às boxes para que os compostos para chuva forte obrigatórios para o arranque fossem trocados pelos intermédios.
Verstappen, que tinha garantido a pole position na sessão de qualificação shootout desta manhã, efetuou a sua paragem na segunda volta e emergiu das boxes na segunda posição, atrás de Piastri.
Na quarta volta da corrida, altura em que o neerlandês atacava a primeira posição de Piastri, o Safety Car regressou à pista devido a uma saída de pista de Fernando Alonso na curva Pouhon.
Verstappen acabaria por superar facilmente o McLaren de Piastri após o reinício e viria a cruzar a linha de meta com seis segundos de vantagem sobre o australiano, que nunca tinha terminado uma corrida nas posições do pódio.
Gasly, sexto na grelha de partida, beneficiou de uma excelente operação de boxes da Alpine para ascender a terceiro, posição que preservou até à bandeirada de xadrez.
Embora tenha alcançado o quarto lugar em pista, Lewis Hamilton incorreu numa sanção de cinco segundos por ter causado uma colisão com Sergio Pérez, que se viu forçado a abandonar devido à extensão dos danos no seu Red Bull.
Essa penalização atirou o britânico da Mercedes para sétimo, o penúltimo lugar pontuável na corrida sprint.
Carlos Sainz e Charles Leclerc levaram os carros da Ferrari à quarta e quinta posições, enquanto Lando Norris foi o sexto classificado com o segundo McLaren.
O Mercedes de George Russell encerrou os lugares pontuáveis, diante do Alpine de Esteban Ocon e do AlphaTauri de Daniel Ricciardo.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da Bélgica
