Sebastian Vettel admite que o sistema de direção de eixo duplo introduzido pela Mercedes em Barcelona “parece interessante” mas acredita que é difícil de utilizar, comparando o movimento que o piloto faz com o volante com o ato de “correr de chinelos”.
O quatro vezes campeão do mundo confirmou que a Ferrari tomou conhecimento do sistema durante a sessão da manhã, quando a transmissão mostrou Lewis Hamilton a mover o volante para a frente nas retas e para trás nas curvas, um sistema que causa uma reação imediata nas rodas dianteiras.
“Eu vi e conversamos sobre isso ao almoço”, disse Vettel. “Obviamente parece interessante. Penso que o facto de eles estarem a utilizá-lo significa que o sistema é legal.”
“Não sei se funciona. Presumo que tenham trabalhado muito para trazê-lo para a pista e provavelmente não é tão fácil de usar como parece. Vamos ver, mas é claro que foi uma novidade para nós.”
Quando lhe perguntaram se o sistema seria fácil de copiar para as outras equipas, o alemão respondeu: “Descobri pouco antes do almoço e depois olhamos para alguns onboards.”
“Temos a sorte de poder ver os onboards aqui, caso contrário, talvez não tivéssemos descoberto. Estamos ocupados com o nosso carro, por isso não sei se é fácil de executar ou não, mas penso que não, porque estas coisas nunca são fáceis.”
“Penso que a sensação de teres o volante na mão deve ser bastante estranha. Imaginem que estavam habituados a correr com uns ténis e alguém vos pedia para correr com chinelos. Também dá para fazer, mas é muito diferente.”
“Talvez esteja a subvalorizar, mas não acho que seja o bilhete para a vitória.”