Fernando Alonso afirmou que a corrida de Montreal foi a mais competitiva do ano para a Aston Martin em termos de ritmo e reiterou a ambição de subir ao lugar mais alto do pódio em 2023.
O bicampeão do mundo, que arrancou da segunda posição para o Grande Prémio do Canadá, travou uma batalha com o Mercedes de Lewis Hamilton ao longo de toda a corrida.
Alonso conseguiu mesmo superar o britânico e conquistar o segundo lugar em solo canadiano, mas voltou a não ter argumentos para contestar o domínio de Max Verstappen.
“Penso que foi a nossa corrida mais competitiva do ano em termos de ritmo”, disse Alonso. “Estivemos a igualar os Red Bulls durante a maior parte da corrida e às vezes perdíamos um pouco de ritmo.”
“Foi uma batalha com os Mercedes e o Lewis esteve a pressionar durante toda a corrida. Não tive uma única volta em que pudesse relaxar um pouco, portanto foi uma batalha incrível.”
“No início tinha um pouco mais de ritmo, e no final acho que o Lewis estava um pouco mais forte. Foi difícil, uma corrida muito exigente, setenta voltas de qualificação hoje.”
Questionado sobre o quão satisfeito se está a sentir na Aston Martin, o espanhol referiu: “Tudo está a correr bem. Não me lembro de outra altura na minha carreira em que estivesse tão confiante com uma equipa e com um projeto.”
“É mais um projeto a médio e longo prazo. Não sei se estarei a pilotar nessa altura, mas penso sempre que sim. Enquanto me sentir rápido e continuar a desfrutar, porque hei-de parar?”
“Neste momento, estou a desfrutar. Há mais para vir. Quero ganhar uma corrida este ano. Hoje pensei que era possível se o Max tivesse cometido um pequeno erro ou feito uma má paragem nas boxes, mas estávamos demasiado atrás para forçar esse erro.”