Fernando Alonso foi penalizado com dois pontos na sua superlicença por não ter respeitado as bandeiras azuis no momento em que Lewis Hamilton se aproximava do seu McLaren.
Alonso estava a lutar pela décima posição com Felipe Massa quando Hamilton se aproximou, e os comissários entendem que o espanhol não permitiu que ele passasse na primeira oportunidade, confirme exigido pelas regras.
De acordo com os comissários, Alonso recebeu um aviso no seu volante e viu bandeiras azuis entre as curvas 14 e 15 na 51ª volta. Na volta anterior, já tinha sido mostrada uma bandeira azul num dos painéis eletrónicos para o informar de que Hamilton se estava a aproximar. O piloto da Mercedes só conseguiu passar para a frente do McLaren na curva 11 da 52ª volta.
Na altura de aplicar a penalização, os comissários compararam este incidente com outros similares e consideraram que foi menos grave e que o espanhol deu muito espaço a Hamilton no momento de ceder a posição. Assim sendo, Alonso incorreu numa penalização de dois pontos na sua superlicença naquela que foi a primeira reprimenda do ano.