Pierre Gasly espera que as boas sensações que marcaram o “melhor teste de pré-temporada” da AlphaTauri se traduzam num bom resultado no primeiro Grande Prémio do ano.
Sétima classificada no campeonato de construtores de 2020, a equipa de Faenza assumiu-se como candidata a posições mais cimeiras do segundo pelotão em 2021 ao impressionar no teste do Bahrain.
Para além de ter terminado o teste de três dias com mais quilómetros acumulados do que qualquer outra equipa, a AlphaTauri colocou o AT02 na segunda posição da tabela de tempos na sequência de uma volta rápida do rookie Yuki Tsunoda com os pneus mais macios da Pirelli.
“Mal posso esperar por competir”, disse Gasly. “É a primeira vez que começamos a temporada na mesma pista onde tivemos três dias de testes há pouco tempo, o que é como ter sessões de treinos livres extra.”
“O objetivo do teste era compreender o nosso novo carro, particularmente o novo pacote aerodinâmico, com o intuito de tirar o máximo partido dele durante a temporada. Diria que tivemos a melhor pré-temporada desde que me juntei a esta equipa: fizemos mais voltas do que qualquer outra equipa e foi mesmo produtivo.”
“Não tivemos preocupações técnicas ou mecânicas, o que é muito encorajador. Essas primeiras voltas deram-me uma boa sensação com o carro e há muitos aspetos positivos a retirar do teste. Desde então, todos na equipa trabalharam arduamente para se prepararem para a primeira corrida e espero que isso seja recompensado este fim de semana.”
O piloto francês acredita que a equipa tem “uma base muito boa” para o início da temporada após ter trabalhado de forma bem sucedida ao longo do inverno para recuperar o downforce perdido com as mudanças regulamentares.
“Em relação ao efeito dos novos regulamentos técnicos, diria que o que vimos é que temos um pouco menos de aderência em todo o lado”, acrescentou. “Não sentes diferença na forma como o carro se comporta e diria que é bastante similar ao que tivemos no ano passado – um pouco pior em alguns lugares, um pouco melhor noutros.”
“O equilíbrio geral é semelhante, só que há menos aderência, pelo que és mais lento nas curvas. Mas não é uma grande diferença. Para além disso, a primeira vez que testamos o carro deu-nos uma base que funcionou de imediato. Fomos capazes de aperfeiçoar algumas curvas e agora cabe aos engenheiros o trabalho de tentar encontrar mais downforce ao longo do ano.”
“Mas temos uma base muito boa para começar o ano e o carro também reage bem a quaisquer alterações que lhe façamos, o que é um bom sinal.”