Numa sessão que viu os pilotos fazerem uso dos pneus intermédios da Pirelli na primeira metade do treino, consequência da água que ainda estava em pista mas que depois viria a secar, permitindo a utilização de pneus para piso seco, Lewis Hamilton foi o mais rápido da sessão ao rodar em 1:36.335.
O piloto inglês da Mercedes bateu o seu principal rival na luta pelo título, Sebastian Vettel, e o seu colega de equipa, Valtteri Bottas, por cerca de seis décimos de segundo, com os três pilotos a marcarem os seus melhores tempos com os pneus super macios.
Max Verstappen, recentemente confirmado pela Red Bull até 2020 e também ele com os pneus super macios, foi quarto, ficando a um segundo do melhor tempo da sessão. O seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, foi apenas 16º.
Seguiram-se Stoffel Vandoorne e Felipe Massa em quinto e sexto, ambos com pneus ultra macios, que este fim-de-semana serão excepcionalmente pintados de cor-de-rosa.
Kimi Raikkonen, Esteban Ocon, Sergio Perez e Carlos Sainz completaram o restante Top 10, destacando-se a utilização dos pneus macios por parte dos pilotos da Force India e a estreia do jovem piloto espanhol ao serviço da Renault, batendo o seu companheiro de equipa, Nico Hulkenberg, que foi 13º.
A propósito de estreantes, Brendon Hartley terminou a sessão em 14º, batendo Sean Galael, que fez o FP1 em vez de Kvyat, por mais de um segundo.
Fernando Alonso foi o único piloto que não marcou qualquer tempo e, portanto, ficou com o último lugar da tabela.
Confira a tabela de tempos completa abaixo.
A segunda sessão de treinos livres realiza-se às 20H00 (em Portugal Continental) e terá transmissão em direto na Sport TV 5.