Lando Norris afirmou que o ritmo da McLaren foi “extremamente forte” no Grande Prémio do Japão e mostrou-se confiante na possibilidade de a sua equipa ultrapassar a Aston Martin no campeonato de construtores.
O piloto britânico terminou na segunda posição pelo segundo Grande Prémio consecutivo, enquanto Oscar Piastri confirmou o bom ritmo da McLaren ao conquistar o seu primeiro pódio na Fórmula 1.
“Mais um dia fantástico para nós”, disse Norris. “Segundo e terceiro lugares, a equipa fez um trabalho fantástico e estou muito orgulhoso dos passos em frente que estamos a dar todos os fins de semana.”
“Estamos a chegar lá. O ritmo foi extremamente forte hoje. Não estamos perto do Max, mas também não estamos a quilómetros de distância, por isso foi um dia muito bom e estou muito satisfeito. Pude atacar e estamos onde merecemos estar, por isso foi um bom trabalho de toda a equipa para executar uma corrida perfeita.”
“Parabéns ao Oscar, o seu primeiro pódio na Fórmula 1, o nosso primeiro duplo pódio juntos. Um bom momento para nós.”
O duplo pódio da McLaren colocou a equipa a 49 pontos de distância do quarto lugar da Aston Martin no campeonato de construtores.
“Sim, não pensei que fosse assim tão renhido”, referiu Norris. “Mas sim, se são 49 pontos, então acho que é possível. Já não faltam muitas corridas. Tenho a certeza de que vai haver algumas em que a Aston vai estar um pouco mais forte.”
“Mas penso que a nossa vantagem neste momento, em comparação com quase todas as equipas, exceto algumas, é que temos dois pilotos que estão lá em cima a lutar por estas posições e a lutar por estes pontos. E nem todas as equipas têm isso neste momento. Por isso, acho que isso nos está a ajudar. Podemos ajudar-nos um ao outro e penso que essa é uma boa vantagem que temos sobre muitas outras equipas neste momento.”
“Estamos numa tendência ascendente. Estamos a fazer bons progressos e dias como o de hoje provam exatamente isso. Apesar de saber que, por vezes, vão surgir algumas corridas mais difíceis e talvez não tão simples como a de hoje, o progresso que fizemos esta época foi incrível, do meu ponto de vista e de onde estávamos, para terminar 18 segundos atrás da liderança.”