Oito das dez equipas de Fórmula 1 marcarão esta terça-feira presença no teste de Abu Dhabi para o último dia de ação em pista em 2020.
Inicialmente destinado a jovens pilotos que não tivessem cumprido mais do que duas corridas na Fórmula 1, o teste acabou por ser aberto a todos os pilotos que não participaram na temporada de 2020, uma decisão que motivou o regresso de diversos pilotos experientes.
Por não terem jovens pilotos nas suas fileiras nem poderem testar com os seus novos pilotos para 2021, a McLaren e a Racing Point optaram por não participar neste teste.
Os carros da Mercedes, equipa que conquistou pela sétima vez consecutiva os títulos de pilotos e construtores, estarão entregues a Stoffel Vandoorne, ex-piloto da McLaren e atual piloto de Fórmula E, e Nyck de Vries, colega de equipa de Vandoorne no campeonato de monolugares elétrico, que fará aqui a sua estreia num teste de Fórmula 1.
Outro piloto que fará a sua estreia ao volante de um monolugar de Fórmula 1 atual é o estónio Juri Vips, que completará no próximo ano a sua primeira temporada a tempo inteiro na Fórmula 2 e estará esta terça-feira em pista com um dos carros da Red Bull.
Sebastién Buemi, ex-piloto da Toro Rosso e vencedor de três edições das 24 Horas de Le Mans, conduzirá o outro Red Bull após ter trabalhado no simulador da equipa ao longo dos últimos anos.
Um dos destaques do dia será a presença de Fernando Alonso, piloto que regressará à Fórmula 1 com a Alpine em 2021 e que motivou alguma controvérsia após ter recebido a autorização da FIA para testar o R.S.20.
O outro monolugar do construtor francês estará nas mãos do chinês Guanyu Zhou, sexto classificado na temporada de 2020 da Fórmula 2.
Na Ferrari, o piloto de desenvolvimento Antonio Fuoco terá mais uma oportunidade para conduzir um carro da equipa de Maranello, ao passo que Robert Shwartzman, quarto classificado na Fórmula 2 em 2020, realizará o seu primeiro teste oficial na Fórmula 1.
O japonês Yuki Tsunoda, principal candidato ao lugar ao lado de Pierre Gasly na AlphaTauri em 2021, cumprirá o seu primeiro teste oficial com a equipa após ter rodado em Imola numa sessão privada. Marino Sato, compatriota de Tsunoda, pontuou por apenas uma vez na temporada da Fórmula 2 e não tem reais aspirações a um lugar na Fórmula 1, mas conseguiu garantir um dia de testes aos comandos do outro AT01.
Robert Kubica realizou cinco sessões de treinos livres com a Alfa Romeo ao longo do ano e regressará esta terça-feira ao habitáculo do Alfa Romeo C39, juntamente com o britânico Callum Ilott, que não será promovido à Fórmula 1 apesar do vice-campeonato na Fórmula 2.
Campeão em título da Fórmula 2 e futuro piloto da Haas, Mick Schumacher estará em ação com o único carro da formação norte-americana em Yas Marina.
Na Williams, o britânico Jack Aitken e o israelita Roy Nissany estarão de volta a um carro que não lhes é estranho.