Os pilotos e o diretor de equipa da Ferrari mostraram-se desapontados com o ritmo do SF-23 na Arábia Saudita.
Embora Charles Leclerc tenha registado o segundo melhor tempo na sessão de qualificação em Jeddah, a equipa de Maranello esteve novamente longe das posições cimeiras na corrida.
Leclerc cumpriu uma penalização de 10 lugares na grelha de partida e recuperou até sétimo, enquanto Carlos Sainz não foi além do sexto lugar, atrás dos dois carros da Mercedes.
“Assim que ficava a um segundo e meio do Carlos, era muito difícil aproximar-me mais”, disse Leclerc. A diferença de ritmo não era suficientemente grande e cometi um erro quando estava dentro do DRS.”
“Honestamente, não acho que houvesse muito mais no carro hoje. Precisamos de trabalhar para encontrar algum ritmo.”
Questionado sobre o quanto a Ferrari precisa de trabalhar, o monegasco respondeu: “Muito, mesmo muito.”
“Eles são mais rápidos em reta e nas curvas, portanto precisamos de trabalhar em tudo.”
“Houve muito menos degradação aqui, portanto no geral acho que se adequou mais a nós, mas o ritmo simplesmente não é suficientemente bom. Não havia muito mais para extrair do carro.”
Sainz admitiu que é difícil retirar aspetos positivos do segundo Grande Prémio do ano.
“Esperávamos ter um ritmo de corrida melhor”, afirmou o espanhol. “Olhando para os treinos de sexta-feira, pensávamos que estaríamos no ritmo da Aston Martin e da Mercedes.”
“É difícil retirar aspetos positivos quando és sexto e sétimo, especialmente porque no último stint estávamos todos em igualdade e eles foram-se embora.”
“Portanto, é difícil retirar coisas positivas. Pelo menos temos a fiabilidade e pontos com os dois carros, mas não é aqui que queremos estar.”
Vasseur também referiu que a sua equipa ficou aquém das expectativas em solo saudita.
“No geral, não podemos estar satisfeitos com o resultado”, acrescentou o francês. “Não tivemos o ritmo que esperávamos com o carro, especialmente no pneu duro.”
“Também houve uma grande diferença no nosso nível de desempenho entre a qualificado e a corrida.”
“Ainda há um longo caminho a percorrer esta temporada e vamos continuar a lutar. Estamos totalmente comprometidos em melhorar o nosso pacote e em desenvolver o SF-23 para as próximas rondas.”