Kalle Rovanpera, bicampeão do mundo de ralis, estreou-se ao volante de um carro de Fórmula 1 no Red Bull Ring.
O piloto finlandês esteve na semana passada ao volante de um RB8 de 2012 no traçado austríaco.
Rovanpera conciliou esta temporada programas nos ralis e nas pistas, tendo participado na Porsche Carrera Cup Benelux e alcançado vários pódios e uma vitória.
“Foi um dia fantástico, tive a oportunidade de conduzir três carros de fórmula diferentes”, disse Rovanpera, que pilotou um Fórmula 4 e um Formula Renault 3.5 antes de entrar em ação com o RB8.
“Fiz algumas voltas e, claro, o Fórmula 1 era algo que eu desejava há muito tempo, por isso foi muito bom poder finalmente conduzi-lo. O dia correu bem e fiquei com muito boas sensações.”
“As maiores diferenças entre os ralis e a Fórmula 1 são, obviamente, o facto de um carro de ralis mover muito mais k teu corpo – o Fórmula 1 é um pouco como um carro de karting, não se move muito a partir da suspensão, mas tem uma quantidade incrível de aderência – e, claro, o Fórmula 1 tem uma enorme quantidade de downforce, o que permite conduzir muito mais rápido nas curvas. Também é fisicamente muito diferente.”
“Há muito mais força G lateral, o carro pára muito mais e vira mais – a sensação é muito diferente para o piloto, há muito mais força G e o carro tem uma quantidade incrível de aderência.”
“De facto, a primeira vez que nos sentamos lá dentro, a sensação é bastante diferente da de um carro de ralis – também nos sentamos numa posição muito diferente. Mas foi muito bom poder sentir isso hoje.”